As melhores praias na Costa Vicentina

No Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina pode usufruir da beleza selvagem das melhores praias do Alentejo.

O Alentejo é feito de costas abruptas e encostas suaves, erguido nos montes tão característicos da sua paisagem. Apertadas entre falésias ou estendendo-se em compridos areais que convidam a longos passeios, podemos encontrar as melhores praias da Costa Vicentina, ideais para o perfeito descanso.

Praia de São Torpes

melhores praias na Costa Vicentina

A Praia de São Torpes possui um areal extenso, pontuado aqui e ali por algumas rochas, banhada por um mar com temperatura mais elevada do que as suas vizinhas.

São Torpes caracteriza-se por um longo e estreito areal, mar de ondas certas e pequenas e porque tem uma ondulação forte e regular torna-se uma das melhores para a prática de surf na costa alentejana. Existem aqui diversas escolas que possibilitam a aprendizagem desta modalidade.

 

Praia da Samouqueira

melhores praias na Costa Vicentina
A Praia da Samouqueira faz parte de uma sequência de pequenos areais encravados nas rochas, rodeada por falésias e de grande beleza natural, o que a torna um pequeno paraíso na costa alentejana.
Aqui encontramos grutas de grande beleza, que se podem explorar na maré baixa, oferece boas condições para a prática de mergulho com paisagens únicas e aquando a maré baixa torna-se um pequeno paraíso.

Tem uns recentes passadiços de madeira que permitem a proteção das dunas e da vegetação, com estacionamento fruto de uma requalificação recente da zona.

Situa-se em frente a uma exploração de avestruzes que é provavelmente um dos locais fotografados do Alentejo.

Praia da Vieirinha

melhor praias na costa vicentina

A Praia da Vieirinha carateriza-se pelo seu extenso areal, com pequenas rochas ao longo do areal que formam enseadas e lhe dão um charme único.

Trata-se de uma praia vigiada e com um restaurante/bar que vale a pena conhecer, nem que seja pelo enquadramento.

No roteiro da costa vicentina esta é uma praia a não perder e está no topo das nossas favoritas.

É a praia que recomendamos sempre aos hóspedes do Monte da Charnequinha Velha.

Trajeto

Praia da Ilha do Pessegueiro

melhores praias na costa vicentina

A Praia da Ilha do Pessegueiro está situada em frente à ilha que lhe dá o nome. Tem ainda vestígios de uma velha muralha e de um porto romano.

Durante o verão, é possível fazer visitas á ilha, que hoje em dia oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos como o windsurf, a canoagem e o mergulho.

Pode também fazer passeios a cavalo disponibilizados, mediante pagamento, pela Herdade da Ilha do Pessegueiro.

Também esta praia foi requalificada e existem agora passadiços,  acessos á praia e estacionamento.

Trajeto

Praia do Malhão

praias do Malhão

Ainda no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, temos a Praia do Malhão onde é sempre possível encontrar espaços desertos.

Em segundo é também bastante frequentada por surfistas atraídos pela ondulação forte deste mar um pouco mais bravo que o das restantes praias da costa alentejana.

A praia norte é uma praia naturista ;).

Trajeto

 

A não perder…

Praia dos Seixos

praias vila nova mil fontes

E se for passear até Vila Nova de Mil Fontes ou fazer praia, não deixe de visitar a Praia dos Seixos.

Suba até ao miradouro e desça a escada do lado direito… et voilá!

 

 

 

Trajeto

One comment on “As melhores praias na Costa Vicentina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.